Eita! As passagens aumentaram de novo.


Enfim, as passagens municipais em São Gonçalo chegaram no valor de R$2,60. Não vou ser nenhum hipócrita dizendo que não se poderia prever o aumento, até porque o ajuste é anual, mas a questão que venho discutir é a qualidade do serviço, da prestação do serviço e da frequência do serviço. O Aumento é de mais de 12% do valor que estávamos em 2011, logo, as economias dos gonçalenses, vão diminuir.

Quando falamos de linhas de ônibus em São Gonçalo, falamos numa grande falta de organização e sem nenhum tipo de planejamento. Não temos linhas que atravessem o município inteiro, não temos linhas que sejam organizadas por horários e tudo funciona numa grande desorganização. A questão do aumento sem organização é que as pessoas ficam reféns de linhas de ônibus sem qualidade, onde os motoristas trabalham em dupla função como motorista e cobrador, onde as empresas não tem comprometimento com a limpeza dos ônibus e principalmente o aspecto da mobilidade urbana, em que algumas linhas levam as pessoas do nada para lugar algum. 

Outra questão importante para se relacionar com o aumento das passagens das linhas da cidade e também de outros municípios é a falta de comprometimento das empresas, que de boa, a grande maioria está preocupada apenas com seus lucros e pouco se importando com o serviço prestado para a população. 

Fazendo o recorte de São Gonçalo sobre isso, vi a pouco tempo alguma matéria em que a gestão municipal iria começar a organizar as linhas. Isso é de certa forma um avanço, apesar de extremamente tímido. Desde que São Gonçalo nasceu, não existe planejamento para a mobilidade urbana e isso trás reflexos graves não só para os ônibus, mas também para o debate raso com o transporte alternativo, linha 3 do metrô, barcas e por ai a fora. 

Mas fica minha indignação com a prestação de serviço pessimamente prestada na cidade. Espero que um dia, alguém tome uma boa providência para que isso mude. Ar condicionado, mais linhas, melhor sinalização, mais educação, etc.

obs: tive que publicar a foto da empresa estrela que em relação ao funcionamento das linhas, não chega nem em 2 estrelas.

Um comentário:

  1. Por aqui em Nikit, a passagem foi para R$ 2,75!!O preço da passagem em Niterói, deve ser pelo tempo que passamos nos engarrafamentos durante a semana. Um trajeto Fonseca - Centro, dia de semana, pode durar 50 minutos, enquanto fim de semana, no máximo 10. Eu me recuso ir em pé! Por esse preço, eles deveriam oferecer serviço de bordo...
    O descaso com o transporte público é uma questão generalizada no Estado.

    ResponderExcluir