12ª Roda Cultural na Ex-Combatente, marcando a cidade.


Ainda pouco estava rolando a Roda Cultural da Praça dos Ex-Combatentes, um evento organizado sem nenhum tipo de apoio central e que sobrevive da própria cultura. Hoje, de forma muito interessante, tivemos novas atividades na Roda que estão somando demais para a organização do Hip Hop. 

No momento que estive lá, contei 94 pessoas no mesmo espaço, além de alguns skatistas no entorno. Somados, eram mais de 100. Isso é importante, pois a cada roda, percebemos uma ampliação do número de pessoas e consequentemente, do número de adeptos ao movimento. 

Além da Roda Cultural em si, com grandes rodas de rimas, tivemos novamente o varal de poesia, a rifa de uma tela do EMA, um dos maiores grafiteiros do Brasil que é de São Gonçalo, tivemos a venda de bebidas e salgados, evitando que as pessoas comprassem nos bares do entorno e pudessem vir a quebrar garrafas de vidro na praça.

É isso, a Roda Cultural está se consolidando, não é à toa o número de décima segunda edição da atividade. As coisas estão melhorando e de forma diária, a organização da roda consegue trazer novidades para o projeto.

AH! A Roda Cultural rola toda Quarta-Feira às 20h na Praça dos Ex-Combatentes, em Frente a UERJ e ao Walter Orlandine, na Parada 40

Caso da Pixação da Praça dos Ex Combatentes


Na semana passada, publiquei um texto sobre pixação que o link está no fim dessa publicação. Um grande amigo meu, gerou um debate sobre a questão da Praça e da pixação e hoje, de forma feliz, ouvi que Luã, um dos organizadores da Roda Cultural, está disponível para limpar todo o monumento caso a prefeitura ajude com os produtos de limpeza e garanta vários eventos naquele espaço.

Fica aqui o legado POLÍTICO para a cidade, onde a Roda Cultural entende o debate sobre patrimônio público e compreender a importância dele para a cidade e a importância simbólica para que a relação entre O Hip Hop enquanto movimento social e a Gestão Pública enquanto Prefeitura devem andar juntos para produzir cultura de qualidade na cidade.

Acesso aos bens públicos e aparelhos culturais

Por fim, mas não menos importante. Andei conversando também com alguns passantes lá na Praça e percebi que todos eles se sentem importantes para a cidade, mas não se sentem importantes com a cidade. Isso quer dizer que eles estão carentes de políticas públicas para esse segmento cultural. Eu os defendo com unhas e dentes, pois se não pensar em políticas públicas AGORA, no futuro, o movimento poderá se prejudicar. 

Som, Alimentação, Iluminação, Segurança são questões fundamentais para a Roda Cultural acontecer com tranquilidade. Crianças estão frequentando, casais, famílias e se não houver uma interferência social positiva no evento, será uma perda cultural para a cidade. Grandes MC's do Rio passam pela roda. O cenário da cidade é forte, porém tem dificuldades estruturais, por isso, segue meu apelo para que a gestão da cidade, possa contribuir.

LINKS RECOMENDADOS SOBRE O TEMA:

Meu Texto sobre Pixação
http://migre.me/7Am1B

Um comentário:

  1. Parabéns mais uma vez Romario Regis,Pelo seu trabalho de coicientização da população.
    São Gonçalo realmente precisa de cultura.
    VMOS LA PREFEITURA ABRAÇA ESSA!!!!!!!

    ResponderExcluir