Roda Cultural e a necessidade de investimento público na área.


A Roda Cultural está absolutamente consolidada enquanto movimento Cultural em São Gonçalo. O evento, saiu de algo pontual, e se transformou num grande coletivo em prol do hip hop. O cenário do Rap em São Gonçalo, por exemplo, é outro em tão poucos meses. Para quem não sabe, São Gonçalo terá uma vaga para a  Batalha do Real, que é uma das principais batalhas do Brasil. Além disso, percebemos que nossa cidade, passou a importar público, com pessoas vindo de Niterói, Rio, Baixada Fluminense, Leste Fluminense.

Antes de ler o resto do texto, assista para compreender o que é o Movimento Hip Hop em São Gonçalo


Não sei se perceberam, mas no último dia 9, rolou um grande evento da Rap em São Gonçalo, no Stoner Pub, com a presença de Marechal, um dos grandes líderes do movimento Hip Hop do Brasil, além dos grandes cantores e artistas Gonçalenses Funkero, Soldados da Pista e Link. O evento foi um sucesso, todo mundo falou bem e na discussão de economia criativa, que o Ministérios da Cultura, a Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Cultura tanto falam, nós demos show em relação a arrecadação que o teatro, música e cultura popular na cidade dá. 

Voltando para micro escala, no caso a Roda Cultural, senti que o processo de consolidação precisa do Poder Público. A Secretaria Municipal de Cultura precisa auxiliar com os aparelhos culturais, a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa auxiliar com seus programas , a Secretaria Municipal de Segurança precisa encaminhar guardas municipais de forma urgente para a Roda, a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos precisa instalar um CRJ em São Gonçalo para ajudar na formação profissional desses artistas, etc.

Me parece que existe um espectro da criminalização tão grande do movimento hip hop, em que a cidade faz com que o movimento seja invisível. Se o movimento fosse organizado por brancos, de olhos azuis, ricos e cantando música clássica, as coisas talvez fossem diferentes, mas quando a maioria dos jovens são negros, não são ricos e que seu único bem cultural é o hip hop, a cidade acaba isolando o grupo, pois vive com centenas de preconceitos em relação à cultura urbana. 

Sei, por exemplo, que o orçamento público de São Gonçalo, é baixíssimo, sei que existe uma prioridade em relação a pavimentação das ruas, que também admito que beneficiou muito os skatistas da cidade, que hoje, podem andar numa boa por grande parte da cidade. Sei que historicamente, movimentos de cultura de juventude nunca tiveram espaço de diálogo com as gestões municipais, mas isso acabou. Agora existe a internet em que nós vamos publicar o que ocorrer de bom na roda, mas também o que ocorrer de ruim, agora, nós temos como mostrar para a cidade o que nos produzimos, agora, nós temos voz, nós temos espaços de diálogo que antes não tínhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário