Porto em Itaoca foi aprovado em Parecer Técnico

Praia da Luz - Foto: Michelle Beff

Amanhã a Comissão Estadual de Controle Ambiental vai publicar no Diário Oficial o parecer favorável pela construção do Porto de São Gonçalo, em Itaoca. O porto terá investimento de 300 milhões de reais, investidos pela Petrobrás, para pensar e construir uma infra estrutura para as instalações do COMPERJ. Lá será o espaço para que as empresas e a própria Petrobrás desembarquem e transportem seus equipamentos pesados, que são inviáveis de chegar por terra.

A tendência é que Itaoca se transforme num caminho para todos esses equipamentos e o projeto prevê a construção de uma grande Avenida para dar conta dos caminhões e não sufocar a BR101, por exemplo. O bacana é que a infra estrutura, depois de finalizado o processo de transporte, é o legado que fica para São Gonçalo, ou seja, a via e o porto, tecnicamente, ficam a disposição do Município.

Esse investimento é um bom sinal para a cidade. Lá, não gostaria que fosse as barcas por exemplo, seria uma contra mão para o transporte público, mas esse investimento pode ser um bom sinal para o avanço também das Barcas. Com vontade política, isso pode sair do papel. Ah! Outro detalhe importante é sobre a responsabilidade social. Espero que o município já esteja pensando em políticas públicas para as comunidades pesqueiras, além dos moradores da região, que sofreram positivamente e negativamente com o projeto.

É isso, São Gonçalo está crescendo, com boas políticas pública para ajustar a organização desse crescimento, as coisas serão muito boas.

Um comentário:

  1. Fora a questão da preservação ambiental, já que a Praia da Beira é um ambiente quase inexplorado. Espero que, ao construírem o porto, preocupem-se em valorizar a natureza do local, deixando áreas de preservação e, se possível, criando um parque no lugar do lixão de Itaoca, para dar vida ao bairro. Não seria nada mal se revitalizassem o bairro e a orla inteira também, Itaoca podia mesmo ser mais valorizada... Mas aos poucos as coisas vão acontecendo. Estão reformando, por exemplo, um antigo hotel na Praia da Luz. Parece que é um grupo francês, já de olho na demanda gerada pelo porto.

    ResponderExcluir