Em Março tem Conferência de Cultura e já temos que nos preparar.

Foto tirada em 29/10/2009 na UERJ/FFP

É, parece que foi ontem a IV Conferência Municipal de Cultura. Lá em 2009 que me apaixonei pela militância na área cultural. Apesar de um pouco novo, vejo que a pauta cultural para além da produção cultural é uma discussão muito ampla. Ela move não somente objetos culturais, mas também hábitos, comportamentos, mercado e políticas públicas, logo, seu papel é decisivo para a transformação social que tanto discutimos. 

Foto tirada em 29/10/2009 na UERJ/FFP

Em 2009, fui candidato ao Conselho Municipal de Cultura, eleito com 84 votos o Conselheiro de Cultura mais novo da história da cidade. Foi um momento bem legal. Amadureci bastante na época. O tempo passou, fui eleito internamente como vice presidente do Conselho e logo após, tomei uma pernada da ONG que fazia parte, simplesmente me tiraram do conselho sem me avisar, mas não tem problema, a ONG fechou por falta de atividades.

O tempo passou, as discussões sobre o Sistema Municipal de Cultura continuaram, mas não foi o suficiente para sustentar o Conselho da cidade. Dificilmente as reuniões davam quorum e o pior, geralmente a falta não era do Poder Público, mas nem vou entrar nesse debate de como os movimentos sociais as vezes não conseguem dar conta do recado.

Foto tirada em 29/10/2009 na UERJ/FFP

Pois bem, através de informações dos amigos, a Conferência de Cultura, ocorrerá em Março desse ano. Apesar da CÂMARA DOS VEREADORES AINDA NÃO TER APROVADO O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA, a tendência é que possamos chegar até ela com esses sistema aprovado. Além disso, esse ano haverá eleição do novo conselho e eu queria muito saber vai se candidatar ao processo. Queria muito que Rodrigo Santos, André Correia, Camila Albuquerque e tantos outros militantes pudessem se candidatar para qualificar ainda mais o Conselho. 

É isso galera, para vocês que são produtores culturais da cidade, espero que possam acompanhar esse processo e não deixar que pessoas descompromissadas com as políticas públicas estejam liderando esse processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário