Sou apaixonado por produção cultural e principalmente pela importância que a cultura tem para assuntos transversais como educação, saúde, meio ambiente, etc. Em São Gonçalo, esse debate é importantíssimo, sobretudo pelo consumo cultural da cidade ser bem alto e que tende a crescer nos próximos anos, tendo em vista o número de jovens produtores da cidade.
Pois bem, nesse post, gostaria de fazer um debate sobre o Centro Cultural. Aquele localizado na Estrela do Norte, ao lado do SESC. Para quem não sabe, por lá, além da Secretaria de Cultura, funcionam dezenas de órgãos administrativos da cidade e que se perpetuam desde sua construção.
Óbvio que o motivo de lá estar dentro de uma organização administrativa, é porque faltam espaços públicos na cidade. Temos como exemplo o anexo da Prefeitura, próximo ao 7º Batalhão, que é um espaço alugado. Nesse caso, se a gente levar em consideração as gestões desde Jaime, percebemos uma descentralização e diminuição do estado na cidade, o que dificulta a organização dos órgãos pela cidade.
De qualquer forma, é importante que a Prefeitura compreenda a necessidade de recuperar aquele espaço para a Cultura, deixar a biblioteca sob administração da Secretaria de Cultura, além de encher aquele lugar com mostras, cinema, atividades, oficinas, etc. É fazer do Centro Cultural um Centro Cultural. Só para pontuar isso, honestamente vejo um investimento da gestão dentro da produção cultural da cidade do ponto de vista de eventos, mais falta investimento nos aparelhos culturais, tais como teatros, cinemas de rua, escolas de música, etc.
É isso, espero que numa próxima gestão ou ainda nessa, possamos ver o Centro Cultural da cidade retornar para a proposta de Centro Cultural. E AH! Não posso esquecer o 1% para a Cultura que é uma pauta importante!
Um tópico importantíssimo a ser discutido. A cultura é o ponto mais importante em um avanço de uma sociedade e, sem ela, praticamente não há avanço, visto que toda produção que uma população se presta a desenvolver denomina-se cultura. Logo, ter um ponto cultural voltado para isso é primordial para a cidade.
ResponderExcluirAcredito que seria bom uma reunião de todos os artistas, de todos os setores, solicitando uma atenção maior a cada uma dessas partes, afim de uma resolução nesse sentido, para haver melhoras, e a cidade se tornar mais atraente, consequentemente.
Também acho que o momento é agora! Além de não ser bom deixar nada para depois ou amanhã, é bacana se pensar que a cidade está totalmente voltada para 2014 e 2016; portanto, todo o investimento do Rio de Janeiro pode ser usado em prol dessas melhorias. Automaticamente, fica mais fácil uma aceitação dessas solicitações no período em que estamos.