E ai? Você já deve em algum momento, ter pensado sobre esse monumento. Existe uma debate sobre a importância ou a não importância dele na praça Luiz Palmer. Alguns acham que é um monumento feio e outros acham que é muito importante, mas afinal, nós sabemos qual a história desse monumento?
Eu não vou entrar no mérito de beleza ou de preferência, mas o monumento é uma homenagem aos bondes que integravam a vida da Praça Luiz Palmier. Diga-se de passagem que o último bonde elétrico da cidade, parou nessa praça. Acho importante e ao mesmo tempo divertido. A polêmica é bacana e até trouxe essa discussão de patrimônio para a cidade.
Nós, mais jovens, sempre queremos que os monumentos sejam mais contemporâneos e até brincamos com a questão da praça do "consolo". Mas ao mesmo tempo, ela acaba sendo uma forma de se resgatar esse patrimônio histórico e brincar com o que você involuntariamente vai procurar saber porque.
Pois heim, e vocês? O que acham?
acho importante e legal.. dar essa importância pra história da cidade, porém, ninguém pode adivinhar.. hahaha
ResponderExcluirpoderiam ter colocado uma plaquinha falando sobre isso
Exatamente. Uma plaquinha. Eu nunca poderia imaginar o significado disso. Achei que era alguma coisa que ainda não concluído...rs
ResponderExcluircorrigindo: que ainda não tinham concluído
ResponderExcluirMe falaram que isso era um relógio de sol.
ResponderExcluiracho que o mais apropriado serIa colocar uma réplica de um desses bondes, ou coisa do tipo... Algo que lembrasse mais essa época do q esse alicerce de metal enferrujado!
ResponderExcluirE pra quem não sabe não é uma homenagem da prefeitura e do estado do RJ, e na ultima passeata do orgulho LGBT queriam colocar uma camisinha no monumento e foi proibido pelo MP.
ResponderExcluirhããã? como assim gente LGBT?? para né?! se era pra ser isso que falaram a cima, o que importa é que não foi !
ResponderExcluire se colocassem um bonde seria ''lindo'', porém, não daria 1 semana pra que estivesse pichado e destruído... se conseguem quebrar um coqueiro da praça ao meio, o que não fariam com um ''pedaço de lata?'' infelizmente é isso
acho que isso é um relógio solar ... veja de cima pelo google maps que fica mais fácil de reparar isso ...
ResponderExcluirquem fez a reforma da Praça Luiz Palmier foi o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. Esse trambolho erguido no centro da praça simboliza as chaminés das indústrias que entre as décadas de 40 ao meado da década de 70, São Gonçalo era chamada de "Manchester Fluminense" numa alusão a Cidade Inglesa da Manchester com a grandeza do seu parque industrial.
ResponderExcluirsendo que muitas pessoas queriam que fosse colocado ali uma estátua do palhaço Carequinha que sem sombra nenhuma era o artista que mais divulgava o nome de São Gonçalo. Também acho que deveria ter ali um estande ou um quiosque com informações turísticas e históricas da Cidade.
Nunca tinha ouvido essa versão das chaminés, interessante... De qualquer forma, o monumento é um "marco". Várias cidades do mundo possuem um marco, que geralmente é de concreto. Washington, nos EUA, tem o seu. No final da Av. Rio Branco, no Rio, também tem um. Eu não vejo problema nenhum, mas já que não foi do agrado da maioria da população, seria bom a prefeitura estudar adaptações no projeto...
ResponderExcluirHoje acessando a google maps que descobri que era um relógio, então vim pesquisar. rsrs
ResponderExcluirse colocaram em homenagem alguma coisa poderia colocar algo decente e bonito, e não isso horrível todo enferrujado! Na a ver ridiiculo!
ResponderExcluir