Praça Colubandê é Inaugurada e seu nome será Praça Leonel Brizola


Ontem rolou a inauguração da Praça do Colubandê. Pouco tempo atrás ela estava completamente destruída e após sua reforma, ela ficou bem bonita. Um grande lago, espaço de convivência, mas que enfim, eu não consegui fotos pois estava a noite, porém volto lá outro dia para registrar. 

O Colubandê é um bairro importante da cidade, tem um vínculo com a cultura local forte. Nesse bairro se localiza a Fazenda Colubandê, um dos principais monumentos histórico culturais de nosso município. A fazenda fica perto da praça, porém entre elas, tem aquele viaduto horrível que não leva nada a lugar nenhum. Acho que deveriam tirar aquele viaduto para melhorar a organização e o visual urbano do espaço, sobretudo para não tapar a Fazenda Colubandê.

Vejo que a cidade está num bom momento de reurbanização. Sempre vejo que falta a famosa cereja da reurbanização que é a cultura e educação. Garantir bons eventos nas praças, nos espaços públicos e consolidar São Gonçalo não apenas como uma cidade referência no Lazer, mas também na Cultura e Educação.

Por fim, principalmente pelo fato de que iriam me matar se eu não falasse sobre isso, quero pontuar dois aspectos. 

1 - Nome da Praça ser Leonel Brizola
Para mim, não existe polêmica. Brizola foi um nome fundamental para a história do Brasil e do Rio de Janeiro. Se não fosse ele, certamente a democracia no País seria muito menos aprofundada, além é claro, de que muitas lutas sociais importantes não ocorreriam pelas nossas terras. É! Ele é um cara importante, não tem como não ser homenageado.

2 - Inauguração da Praça com Show Gospel.
Em alguns casos, realmente vejo um exagero na quantidade e na não abertura para outros segmentos culturais, entretanto, é importante ponderar que num mundo ideal, uma gestão pública deveria ser laica, mas o mundo não sendo perfeito, a gestão também não é. Logo, fica muito por conta do eleitorado indicar não somente as políticas públicas em que vão votar, mas no caráter cultural de que a gestão irá atuar.
Repito, acho que em alguns casos, existe um exagero, porém é importante destacar que culturalmente São Gonçalo permite, mas que é importante sempre existir um meio termo nesses casos. Acho que a Prefeitura deveria abrir os palcos para outras manifestações artístico culturais. AH! Esse papel do meio termo não é só da Gestão, mas também da população que deveria opinar mais sobre todos os acontecidos na cidade.

De qualquer forma, a Praça Colubandê ficou bem bonita.

7 comentários:

  1. Realmente é inegável a transformação da nova praça do Colubandê, espero que a comunidade ajude a tomar conta e que o governo municipal faça a manutenção necessária dos espaços criados.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que foi escrito mas gostaria de deixar uma consideração: o valor gasto na revitalização de uma praça, dá para inaugurar algumas outras pequenas praças, em lugares que não existem mas que infelizmente consta existir no registro da prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. É o centro do COLUBANDE , ficou lindo , para ingles ver , mas lá dentro no CAPOTE , as ruas continuam sem asfalto , e o esgoto , pasmem , ainda corre a céu aberto , inclusive na rua VISCONDE DE SEABRA . destruir praça e reconstruir é facil e tds veem , e o esgoto que fica escondido ?

    ResponderExcluir
  4. só para melhor informar, o nome do Governador Leonel Brizola denominando a Praça do Colubandê já tinha sido aprovado desde 2005 quando o ex-vereador Zico do Mercado apresentou o projeto de lei que logo em seguida virou lei municipal. Então, volto a dizer que o Governo Municipal apenas cumpriu com o que estava determinado em Lei sobre a Praça Governador Leonel Brizola.

    ResponderExcluir
  5. E eu moro no capote verdadeiramente a praça antes era um lixo, hoje ta super bonita e moderna o show pra mim eu adorei vc disse q ñ tem espaço de cultura por aqui e pq derrepente vc ainda ñ ouviu falar na escola de musica pichinguinha proximo a praça do barro vermelho la vc aprende musica de graça com professores super feras la e uma maravilha eu nunca pensei em fazer nada ligado a musica hoje eu faço aula de canto melhorei muito minha forma de respirar falar melhorou muito pq tem muito pessoas que ñ tem dinheiro pra pagar um professor particular para si e filhos e ali vc aprende tocar, cantar tudo de graça tudo pela prefeitura. Bom queria te fazer um convite para vc aparecer la e mostrar que aqui em são gonçalo ha cultura para aprender de graça e q poucos conhecem. Da um pulo la e divulga no rj tv vlw.. Vamos tirar os jovens das drogas e fazer eles aprender culturas. Ha la e proximo da praça do barro vermelho perto da primeiro de março. Ha e o capote ta entregue aos buracos e crateras e tambem aos esgotos vamos se mexer pessoal. Abrço mas nao esquece da escola de musica pichinguinha ñ vlw espero sua presença..

    ResponderExcluir
  6. Hoje ela abrigo para moradores de Rua 😔

    ResponderExcluir
  7. Que bom que estão revitalizando a praça , pois virou abrigo para moradores de rua , fizeram uma praça enorme sem serventia e ainda mudaram o ponto de onibus que ficou super distante e pra atravesar temos que desviar dos carros que vão para o Ceasa e sem contar que a noite fica muito perigoso pegar o onibus do outro lado. Espero que o ponto volte a ser na praça novamente , isso tudo por caus da viação Galo branco que tomou conta .

    ResponderExcluir