Parceiros de SP visitaram o Rio e poxa, foi um dia incrível, muito bacana.



É! Apesar de meu blog ser uma ferramenta de discussão sobre a cidade, não posso deixar de registrar em palavras um dia como hoje. Acho que vivi um momento que eu nem lembrava como era. Sei lá, compartilhei um momento de amizades com pessoas que não são meus amigos, mas vivem um momento muito parecido com o meu. O significado de receber os Parceiros do SP tem um sentido simbólico muito forte. Jovens como eu, de diversas regiões de São Paulo, passam por experiências muito parecidas com as minhas e hoje, além das experiências, foi bom dividir bons sorrisos e se divertir.

Lembro quando entramos no Parceiro do RJ. Não sabíamos o que iria acontecer. Recordo minhas lágrimas de desespero no dia seguinte ao resultado, em que eu não sabia exatamente o que estava acontecendo. O tempo passou e hoje eu me pego pensando a mesma coisa de novo. Nunca foi de meu feitio essa coisa de tentar conversar com todo mundo e tal. Até me chamaram de anti social por lá, mas não sei, fiz questão de ir. 

Recebe-los no aeroporto, conversar, trocar ideia, visitar o Projac, visitar o Pão de açúcar, falar besteira, contar piada, discutir o projeto, discutir política pública entre tantas outras coisas, me deu um gás. Só fui perceber o quanto somos importantes um para os outros, quando sentei no ônibus na volta, levando eles para o aeroporto. Senti falta na hora! Queria que eles ficassem uma semana, dois meses, um ano.

Conversar com a galera de lá e saber que temos expectativas profissionais parecidas, alguns na área da TV e outros não. Saber que temos medos e alegrias parecidas. Que passamos por problemas e facilidades iguais com toda essa distância, faz a gente se sentir parte de um todo que é muito maior. Até mesmo num papo com Thiago Ventura, comentamos sobre "como somos pequenos" quando olhamos o Rio de Janeiro do Pão de Açúcar. Fazendo uma analogia, também somos pequenos demais perante todo o projeto, somos parte de um todo que mesmo terminando em julho, deve receber outras partes para que jovens como eu, possam sentir essa mesma experiência. 

Foto Retirada do Facebook de Vera Íris

Chega a ser engraçado, mas me conectar com essa galera de outro Estado, me fez me conectar com os Parceiros daqui. Como não dar boas gargalhadas com as péssimas piadas de Caliari, com as suposições do Ricardo, com a e humildade do Felipe Melo, com as gracinhas de Felipe Saldanha, com a traquilidade da Rodrigues? Cara, estamos todos no mesmo barco, na mesma trajetória e história, mas divididos por questões tão superficiais que chega a ser bobeira.

RSRS! Tá! Vocês devem estar achando um saco esse texto de hoje, mas para mim tem um bonito significado. Certamente a própria emissora não saiba como o Projeto mudou nossas vidas. Algumas boas, algumas ruins, mas todas importantes para nosso crescimento profissional e pessoal. Sei que quando chegar em Maio, Junho, todos nós vamos ficar bem apreensivos com o nosso futuro. Vamos fazer uma grande avaliação sobre o que acumulamos para seguir a vida, mas vai ser bom, vamos ter uma história que ninguém teve.

Obrigado Parceiros do RJ, Parceiros do SP e Parceiros do DF. Divididos por uma distância grande, mas por uma experiência que nos conecta o tempo todo. Espero encontrá-los lá na frente com muito sucesso profissional, com um sucesso pessoal, com uma trajetória bacana e principalmente como os caras que podem ser uma faísca na mudança de postura da TV. Obrigado de verdade pela oportunidade de ter conhecido vocês.



Agradecimentos para os Parceiros do SP

Henrique Silva - O cara que curte os comentários do emicida. Foi um prazer conhecê-lo, tu é um cara engraçado e sério ao mesmo tempo, foi bacana trocar ideia contigo. Diria que tu e um maluco que me lembra muito de meus amigos, com a câmera na mão, cantando músicas da periferia e curtindo as coisas como deve-se curtir

Daniela Fausto - A menina que me chamou de anti social e a que mais falei até hoje dos Parceiros do SP. Você também é bacana, gente boa, tranquila e que me ajudou bastante em relação as conversas sobre o projeto. Me deu uma luz bacana em algumas coisas que eu também não havia compreendido direito. Obrigado

Fabu - Eu não ia com sua cara, mas tu é um cara que pensa muito parecido comigo. Bom encontrar e saber que ainda existem militantes críticos e que pensam a sociedade como algo que se pode tirar poesia. É sempre bom conversar com alguém que contribui com informações e comentários importantes para o crescimento pessoal, valeu mesmo.

Renan - Só falei contigo quando cheguei e quando sai, mas você parece ser um cara que é o perfil de uma nova juventude. A câmera na mão já mandou uma boa mensagem.

Gabriele - A baixinha marrenta. Quase não falei também, mas ela disse que os Parceiros do RJ são legais, já ganhou a simpatia da galera e ah! Ela fica cantando todas as músicas do rio de janeiro lá no fundo do ônibus, ganhou vários pontos.

Mari - SUUUUUUPER, super, super na dela. Conversei pouco sobre universidade, mercado de trabalho e foi bacana também. Espero que seus projetos possam dar certo ao longo desse ano

Aline - A futura âncora do Jornal Nacional. Você tem cara de âncora, invista nisso, você vai conseguir, rs. Falei muito pouco também, mas você é super simpática.

Leonardo - HAHA, maluco doido, muito doido mesmo. Me lembrou muito meus amigos aqui do Gradim. PQP! Nem comento nada sobre os comentários dele na escada do Projac, ele e o "tem que ser profissional"

Diogo - Você é daquela parada dos Batutinhas. Cara, quando vocês vão tocar aqui em Sâo Gonçalo? Me manda a música ai, que e agente dá um jeito de arrumar umas passagens para vocês tocarem por aqui. Tu parece ser gente boa, falei pouco, mas tu na próxima, tu consegue ir na favela no baile funk, rs.

Thiago - O mais maluco do projeto, não só de São Paulo, mas de TODO o projeto. Acho que começo a entender a história do "Aqui tem um bando de louco". Cara, você é um cara gente boa, muito gente boa e engraçado. Mandou bem na zoação no ônibus e principalmente lá na porta do IME com o Cone, rsrs, pqp, mandou bem demais, essa já até contei para uns amigos aqui.

Diogo Moreira - RESTART! A figura de uma nova parcela de jovem brasileiro. Cabelo espetado, calça apertada, roupa quadriculada, celular ligado o dia todo, rs, tu é gente boa rapaz, mandou bem

Rosana - Super, super, super, super gente boa. Inteligente e também tem projetos consolidados para a vida no estudo e no trabalho. Espero que também realize seus sonhos, continue com essa linha de querer, de sonhar que tu vai realizar tudo, parabéns.

Paulo Ferreira - Você é bem louco, rs. Apesar de não gostar das nossas favelas e achar que só rola tiroreito, tu é gente boa, rs, mas nada de comprar aquelas capas esquisitas de iphone não, pelo amor de deus.

11 comentários:

  1. Nossa amigão, irado esse texto!!

    Pode ter certeza que também gostamos muito da visita e da recepção de vocês!!!

    E quando quiserem vir pra SP serão bem recebidos, principalmente pelo louco aqui!!

    É nóis irmão!!!

    Valeu a recepção e as risadas no busão!!

    kkkkkkkkk

    VAI CORINTHIANS!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah, tamo junto rapaz, nada de corinthias não, aqui o bagulho é Flamengo heim, rs

      Excluir
  2. Emocionante cara

    Tu é bem inspirador também, a gente acompanha seu trabalho daqui de sampa e vê como você ama sua quebrada, o gás que tu dá no Parceiro e nos seus projetos... Nossa conversa foi muito louca, curti muito

    Ah, é Paulo Vieira, e eu não acho que só rola tiroteio ae não, para com isso! Sou um grande admirador do Rio e me senti honrado em voltar ae com vocês. Mas que as favelas ae são bem contrastantes são kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, escrever é sempre bom, mas é bom também escrever com o que se sente, faz tempo que não faço isso, mas valeu a pena, foi uma boa experi~encia, vocês mandam bem abeça em relação a animação. gostei de graça.

      Excluir
  3. PQP! O cara conseguiu me emocionar do ínicio ao fim desse post!

    Muito obrigada Romario, e Parceiros do RJ.Nos criticamos, elogiamos, observamos mas realmente não percebiamos o quanto somos parecidos!

    Quero muito voltar ao Rio pra curtir muito muito muito mais com vcs, e podem vir pra Sampa também hein...

    Aqui também é lindo de se curtir e viver!

    Bjinhossss e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário esse texto ficou muito bom cara, você se expressa muito bem com palavras e conseguiu com certeza emocionar todos que fazem parte do projeto com esse post.
      Cara foi muito louco conhece-los!
      Não sou tão bom quanto você pra criar um texto tão bacana, mas agradeço demais pelo dia que passei com vocês e espero que isso se repita, pra galera poder rir curtir e zoar muito muito mais!!!

      Excluir
    2. vocês dois são bem legais tb, rs o henrique então, um palhaço ambulante, rsrs, mas gosta de emicida e isso é bom, rs

      vamos nos encontrar de novo. AH! Precisamos e uma bola para um confronto Rio X São Paulo

      Excluir
  4. Oi Romário.. o cara que era anti social, rsrs, conhecer o Rio foi maravilhoso, na companhia de vocês Parceiros RJ, melhor ainda. Espero nos encontrar outras vezes pra estreitar ainda mais nossas experiências e amizades.
    Gostei muito de conhecer você, que passou de anti social pra um amigo.. Nossa que evolução hein rsrsr.
    Muito obrigada pelo maravilhoso dia que passamos juntos.
    Achei muito bacana vocês acompanharem a gente até o Aeroporto. muito bacana mesmo.
    bj]ao fiquem com Deus e até mais.
    Dani - Parceira SP

    ResponderExcluir
  5. Adorei, reflete o espírito dos Parceiros.. E pq será que nos demos tão bem?? Porque temos os mesmo ideais mesmo com suas peculiaridades.. E contrariando a língua alheia, essa juventude é rica sim, inteligente sim, militante sim, política sim e interessante sim!! Beijos á vcs Parceiros de uma Vida!!
    Cecilia Vasconcelos RJ

    ResponderExcluir