Conferência de Transparência e Controle Social e sua péssima condução


Entre os dias 27 e 28, rolou a PRIMEIRA Conferência Municipal de Transparência e Controle Social, lá no Teatro Carequinha. A Conferência, visa debater as questões referentes ao tema, construindo um plano municipal e encaminhando delegados para a etapa estadual e posteriormente, a etapa nacional. Sua importância é indiscutível, mas a forma em que foi conduzida, não. A comissão organizadora foi a pior comissão organizadora que já vi em ação na minha vida.

Assim, eu já fui em Conferências, Seminários, Fóruns, Encontros, Eleições e tudo que possa ser pensado em que a comissão organizadora tentava passar o rodo, mas não vi nada parecido. Sobre a infraestrutura, tudo estava bem bacana, desde o material, até a alimentação, por exemplo. O que me irritou muito, foi o fato de que a Mesa, simplesmente ignorava qualquer intervenção da sociedade civil. 


Abaixo, seguem questões importantes para eu achar essa conferência a pior de todos os tempos:

1 - Voto para escolher delegados por MAIORIA SIMPLES ao invés de PROPORCIONALIDADE

Segundo a Comissão Organizadora, o voto de maioria simples  era melhor e mais democrático, ou seja, se você vai para uma conferência sozinho e tem condição e compromisso de representar sua cidade, não terá nenhuma chance de ser eleito, pois não se organizou em alguma das panelas construídas. Além disso, a proporcionalidade, permite que TODOS tenham espaço, de acordo com seus votos, mas que dará oportunidade para os mais votados e os menos votados participarem. 

2 - A soberania da Mesa

Esse ponto foi o mais irritante, pois a mesa em questão, representada na incrível centralidade ditatorial do Senhor Josué, foi responsável por fazer o evento virar um circo chapa branca. Como um cara que não sabe o que é uma conferência, é responsável por tocar o processo da mesma? Ele não sabia como funcionava uma moção, votação de proposta, questão de ordem. NADA, NADA, NADINHA! Tá, isso muito me irritou, pois ou ele era completamente despreparado ou completamente tendencioso

3 - Poder Público travestido de Sociedade Civil

Isso é algo que também me irrita, pois é muita sacanagem a gestão local fazer com que membros do governo possam ir até a conferência para ganhar as possibilidades de eleição. Gente nitidamente ligada diretamente com ou sem o governo, mente para que tente passar batido no processo da eleição e o pior, consegue se eleger e tira a possibilidade da legítima sociedade civil se eleger.

Pois bem galera, só publiquei como desabafo, pois a conferência foi muito, muito, muito ruim mesmo. A Comissão Organizadora conseguiu fazer algo impossível que é deixar o processo de Conferência, uma coisa extremamente conservadora. Diria que se eles não existissem e deixassem que as folhas andassem sozinhas, o processo seria ainda melhor. Uma pena, uma pena de verdade, essa conferência foi péssima. A notícia boa é que estarei representando São Gonçalo na Conferência Estadual de Transparência e Controle Interno, espero que represente bem.

Um comentário:

  1. Fomos nitidamente a resistência, contra os comprados e vendidos que estavam lá para garantir o processo camuflado, e não a transparência que o povo de São Gonçalo precisa! Boa sorte na conferência estadual Romário, e não se esqueça que sou seu suplente! kkkkk

    ResponderExcluir