Hoje choveu bastante aqui na cidade. Muito mesmo, me atrasei um pouco para ir e quando percebi que não daria para sair de casa, resolvi pegar a câmera para tirar um foto da rua já um pouco alagada. Não alagou muita ciosa na verdade, foi bem superficial, mas queria falar sobre essa questão, que é cotidiana, mas não é debatida pelas nossas bandas.
Eu, não consigo por a culpa nem na sociedade e nem no poder público sobre essa questão. Não dá para culpar um Governo, por um problema cíclico e que ocorre EM TODO MUNDO. Será mesmo que existem políticas públicas para evitar o alagamento, ou a política pública deveria prever alagamentos e criar mecanismos de ajuda durante o mesmo? Sim, sim, é complexo, não é atoa que ninguém resolveu esse problema até então.
Eu coloco um pouco a culpa na população também. Quando um morador joga o lixo no valão/rio, quando o morador aterra um terreno de mangue em São Gonçalo para fazer sua casa, quando um morador faz sua casa na margem de um rio, etc. Ah! A culpa também é do poder público, quando ele não fiscaliza a construção dessas casas, quando não faz uma boa coleta ou não fiscaliza esses moradores que jogam lixo no valão/rio, e por ai vai.
Só marquei esse texto em meu blog, para trazer a discussão de alagamento, como algo além da água e sim de gestão compartilhada. Os moradores e a Gestão pública precisam estar em sintonia nesse tema. Educação Ambiental, Saneamento Básico, respeito por parte dos moradores são fundamentais para amenizar esses problemas. No Gradim por exemplo, não podemos reclamar muito, pois quase 60% de nosso bairro é aterro sobre o mangue e ai? Como reclamar de alagamento se por natureza, a região já deveria ser alagada?
Que possamos amenizar esses problemas e que nem os moradores e nem a prefeitura se furte de refletir sobre o tema. Ah! Só para pontuar, a maioria das obras que dificultam o alagamento, prejudicam muito o ecossistema e a natureza, logo, melhorar de um lado é piorar de outro.
Que possamos amenizar esses problemas e que nem os moradores e nem a prefeitura se furte de refletir sobre o tema. Ah! Só para pontuar, a maioria das obras que dificultam o alagamento, prejudicam muito o ecossistema e a natureza, logo, melhorar de um lado é piorar de outro.
Aqui no colubandê quando cai uma chuvinha de nada, alaga quase todas as ruas, inclusive a rua principal... rolou ate um protesto dos moradores, faixas, carro de som chamando o povo pra participar da manifestação, contra isso mesmo.. porque tem muitos anos ja que o colubande alaga desse jeito e nada eh mudado, só maquiado por cima com asfalto e pracinhas, arvores...
ResponderExcluirEu discordo de alguns pontos relacionados em seu texto, existem culpa sim, e de ambas as partes, do governo que não investe em projetos de meio ambiente, "que são inúmeras as soluções existentes dentro da Engenharia Ambiental", e nossa culpa que colocamos os NOSSOS representantes lá e somos passivos as atitudes medíocres que os mesmos nos oferecem, a exemplo de reforma de praça.
ResponderExcluirWallace Alves