Enfim, as passagens municipais em São Gonçalo chegaram no valor de R$2,60. Não vou ser nenhum hipócrita dizendo que não se poderia prever o aumento, até porque o ajuste é anual, mas a questão que venho discutir é a qualidade do serviço, da prestação do serviço e da frequência do serviço. O Aumento é de mais de 12% do valor que estávamos em 2011, logo, as economias dos gonçalenses, vão diminuir.
Quando falamos de linhas de ônibus em São Gonçalo, falamos numa grande falta de organização e sem nenhum tipo de planejamento. Não temos linhas que atravessem o município inteiro, não temos linhas que sejam organizadas por horários e tudo funciona numa grande desorganização. A questão do aumento sem organização é que as pessoas ficam reféns de linhas de ônibus sem qualidade, onde os motoristas trabalham em dupla função como motorista e cobrador, onde as empresas não tem comprometimento com a limpeza dos ônibus e principalmente o aspecto da mobilidade urbana, em que algumas linhas levam as pessoas do nada para lugar algum.
Outra questão importante para se relacionar com o aumento das passagens das linhas da cidade e também de outros municípios é a falta de comprometimento das empresas, que de boa, a grande maioria está preocupada apenas com seus lucros e pouco se importando com o serviço prestado para a população.
Fazendo o recorte de São Gonçalo sobre isso, vi a pouco tempo alguma matéria em que a gestão municipal iria começar a organizar as linhas. Isso é de certa forma um avanço, apesar de extremamente tímido. Desde que São Gonçalo nasceu, não existe planejamento para a mobilidade urbana e isso trás reflexos graves não só para os ônibus, mas também para o debate raso com o transporte alternativo, linha 3 do metrô, barcas e por ai a fora.
Mas fica minha indignação com a prestação de serviço pessimamente prestada na cidade. Espero que um dia, alguém tome uma boa providência para que isso mude. Ar condicionado, mais linhas, melhor sinalização, mais educação, etc.
obs: tive que publicar a foto da empresa estrela que em relação ao funcionamento das linhas, não chega nem em 2 estrelas.
Por aqui em Nikit, a passagem foi para R$ 2,75!!O preço da passagem em Niterói, deve ser pelo tempo que passamos nos engarrafamentos durante a semana. Um trajeto Fonseca - Centro, dia de semana, pode durar 50 minutos, enquanto fim de semana, no máximo 10. Eu me recuso ir em pé! Por esse preço, eles deveriam oferecer serviço de bordo...
ResponderExcluirO descaso com o transporte público é uma questão generalizada no Estado.